Amor

As Cinco Linguagens do Amor


Hoje quero falar de um tema muito importante; o Amor!
O Amor é o primeiro mandamento de Deus:
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
* Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua mente.
* Amarás a teu próximo como a ti mesmo.


Todos sabemos que sem o Amor em nossas vidas não somos nada, pois Deus só habita em nosso coração, através do amor que sentimos para com Ele.Deus não poderá habitar em sua vida se você odiá-lo!
Então, creio que quem ama verdadeiramente, tem o maior dom de Deus, pois amor vem junto com Fé.
A fé é acreditarmos no que não vemos, e a recompensa dessa fé é vermos aquilo em que acreditamos.Quem tem fé abriga consigo a esperança e, por esse mesmo motivo, carrega amor no seu coração.
A dádiva do Amor, como o próprio nome diz, é uma "dádiva" e por isso nem sempre vem de mãos beijadas, sempre é muito difícil e com obstáculos.
Mas se você tiver conhecimento e aprender a valorizar o Amor, as pessoas que estão ao seu lado, as pessoas que você tem intimidade, você conhecerá o verdadeiro amor e muito maior que isso, poderá(melhor, SERÁ) valorizado pelo aquilo que você é.

No livro "As Cinco Linguagens do Amor", do autor Gary Chapman, ele faz um estudo mais específico sobre isso.
Não é bla bla bla, nem fórmula mágica!Mas realmente, se você testar isso com as pessoas que ama e parar para observar, verá que é tudo verdade e que funciona mesmo.Podemos chamar isso de "PRESENTE DE DEUS", pois é um ensino profundo do amor, onde funciona com TODOS os seres humanos, pois é de nossa natureza ser assim.Todos gostamos de ser tratados bem e é para isso que "As Cinco Linguagens do Amor"  existe, para aprendermos as diferentes linguagens do ser humano.
E aí, está pronto para descobrir esse segredo?



Bom, primeiramente, devemos conhecer as linguagens do amor, que são:


1.-Palavras de Afirmação
2.---Qualidade de Tempo
3.------Receber Presentes
4.--------Formas de Servir
5.--------------Toque Físico




Conhecendo cada uma delas

1.Palavras de Afirmação


Uma forma de se expressar o amor emocional é utilizar palavras que edificam. Salomão, um dos escritores da Bíblia, escreveu: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”.1 Muitos casais nunca aprenderam o tremendo poder de uma afirmação verbal mútua. Mais tarde, este rei acrescentou: “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra”.2

Simples comentários como;

"Você ficou tão elegante com esse terno!"
"Você está muito bem com esse vestido!" 
"Ninguém faz essas batatas melhor que você!"


"Querido, muito obrigada por ter lavado a louça para mim esta noite!"
"Muito obrigada por pagar mais um dia da faxineira esta semana. Quero que saiba que estou realmente grata!"


Viu só? Não é tão difícil assim, a todo momento você pode dizer palavras de encorajamento!
Veja essa situação:
Seu marido decidi te fazer uma surpresa, quer lavar louça pra você, mas como ele não tem experiência, deixa os pratos cheios de gordura, copos com gosto de sabão, um desastre!
E o que você faz?O que você diz para ele?
Deixa eu adivinhar, você o xinga, diz que não é assim que se faz, que você terá que fazer o serviço tudo de novo porque o dele não valeu nada, é ou não é?
JAMAIS, JAMÉEE, FAÇA ISSOO!
Engula as palavras ácidas e em vez de colocá-las para fora, pense no esforço do seu marido, seja compreensiva.
Tente lhe dizer:
"Obrigada meu amor, por lavar a louça para mim, sou uma mulher de sorte."
"Amor, lhe agradeço muito pela sua disposição e boa vontade, mas você não tirou a gordura dos pratos, terei que lavá-los novamente, mas mesmo assim, você já ajudou muito!Obrigada!"
Pronto!Doeu?Não doeu né.
Tenha essa prática e sempre que você tiver alguma oportunidade de elogiá-lo(sinceramente), faça-o.
Quando ele arrumar o cabelo, diga-lhe que o cabelo dele está bonito, quando ele sair de casa, diga a ele que ele está cheiroso, enfim, você sabe o que deve fazer agora. (texto escrito por mim)

2.Qualidade de Tempo


Para essa pessoa,você deve dedicar a alguém sua inteira atenção, sem dividi-la. Não significa sentar no sofá e assistir televisão. Quando o tempo é gasto dessa forma, quem recebe a atenção são as estações de TV, e não o cônjuge. O que pretendo afirmar é algo como sentar-se ao sofá com a televisão desligada, olhar um para o outro e conversar, no processo de dedicação mutua. É dar um passeio juntos, só os dois. É ambos saírem para comer fora, é um olhar nos olhos do outro e conversar. Você já percebeu que, nos restaurantes, é perfeitamente possível notar a diferença entre um casal de namorados e um de casados? Os namorados miram-se nos olhos e “batem papo”. Os casados sentam-se à mesa e olham ao redor do restaurante. Pode-se dizer que foram ali apenas para comer!


Qualidade de Tempo, é independente do lugar ou situação, estar focado naquela pessoa, somente nela.
É você olhar nos olhos daquela pessoa enquanto ela fala
É você prestar atenção somente nela enquanto ela fala, sem olhar o movimento da rua, dos pássaros, das gotas que caem...
Escute o que a pessoa diz, pois escutar é quando a gente ouve e presta atenção naquilo, enquanto ouvir, é apenas ouvir.
Confirme aquilo que ela diz, tente entender o que ela está dizendo sentir e afirme algo, como;
“Tenho a impressão que você está desapontado por eu ter esquecido de...”
Quando estiverem conversando algo sério, recuse interrupções.Procure não mexer no celular, se alguém interromper, peça que espere um momento, pois você está ocupado conversando com essa pessoa.
Saiba expor os seus sentimentos.É muito bom para a pessoa que está com você, saber que você confia nela o suficiente para se abrir com ela.

3.Receber Presentes


Um presente é algo que você pode segurar em suas mãos e dizer:
“Ele pensou em mim!” ou, “Ela se lembrou de mim!”
Antes de comprarmos um presente para alguém, pensamos naquela pessoa.O objeto em si é um símbolo daquele pensamento. Não importa se foi caro ou barato. O importante é que ele seja a prova desse desejo. E não é somente a intenção em nível da mente que se conta, mas o pensamento demonstrado de forma concreta através de um presente que se torna uma expressão de amor.

Símbolos visuais de amor são mais importantes para uns do que para outros. Por esse motivo, existem os que após se casarem nunca mais tiram a aliança; porém, também há alguns que nem chegam a usá-la. Essa é outra evidência de que as pessoas possuem linguagens do amor diferentes. Se receber presentes é sua primeira linguagem do amor, então você dará enorme valor à aliança recebida e usá-la-á com grande orgulho. Ao longo da vida, outros presentes também serão motivo de grandes emoções. Você verá neles expres­sões de amor. Sem lembranças como símbolos visuais, o amor do cônjuge poderá até ser questionado.



Presentes podem ser comprados, achados ou elaborados.Veja algumas idéias de presentes;
Você pode elaborar o presente.Existem vários sites com idéias fáceis de presentes, como o Presentes Originais.

Você pode fazer de simples gestos ou coisas, o maior presente, por exemplo, não precisa comprar um buquê de flores para a sua amada, se "Receber Presentes" é a primeira linguagem dela, ela irá se sentir a mulher mais feliz desse mundo se, ao caminharem em algum lugar, ao avistar flores, você parar e arrancar uma florzinha e oferecer a ela.(Eu mesma sou assim, prefiro uma flor arrancada na hora, do que um ramalhete de flores).
Enfim, você pode ter ou não ter gastos com o presente, mas saiba que para essa pessoa, o simples fato de você mostrar para a pessoa, que naquele momento você se lembrou dela, você pensou nela, isso já lhe fará feliz.

4.Formas de Servir


“Formas de Servir”, ou seja, aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agraciar realizando coisas que ele (ela) aprecia, expressando amor através de diversas “Formas de Servir”.
Estas formas podem ser as mais variadas possíveis, tais como preparar uma boa refeição, pôr uma mesa bem arrumada, lavar a louça, passar o aspirador, arrumar a cômoda, limpar o pente, tirar os cabelos da pia, remover as manchinhas brancas do espelho (aquelas causadas por pasta de dente), tirar os insetos mortos do vidro do carro, levar o lixo para fora, trocar a fralda do bebê, pintar o quarto, aspirar a estante, manter o carro em boas condições de uso, limpar a garagem, cortar a grama, tirar o mato do jardim, retirar as folhas mortas, aspirar a persiana, levar o cachorro para passear, dar comida para o gato, trocar a água do aquário — todas formas de serviço. Para que sejam realizadas é necessário pensar, planejar e executar (dispêndio de força e energia). Se feitas com o espírito certo e positivo, são incontestáveis expressões de amor.


Alguns exemplos:
1.  Arrumar as camas diariamente;
2.  Arrumar ou cuidar das crianças quando a pessoa estiver para chegar em casa.
3.  Colocar os sapatos na sapateira dela(e) chegar em casa.

4.  Tentar, pelo menos, começar o jantar antes de chegar, de forma que possam se alimentar 30 a 45 minutos após a chegada dela(e).

5. Lavar  a louça.
6. Passar aspirador na casa ou tirar pó.
7. Convidar a sua parceira para jantar fora, para que ela não tenha que preparar a janta naquela noite.

8. Lavar o carro para ele algumas vezes

5.Toque Físico


Há muito se sabe que o toque físico é uma forma de se comunicar o amor emocional. Inúmeras pesquisas na área do desenvolvimento infantil chegaram às seguintes conclusões: Os bebês que são tomados nos braços, beijados e abraçados desenvolvem uma vida emocional mais saudável do que os que são deixados durante um longo período de tempo sem contato físico.
O toque físico é também um poderoso veículo de co­municação para transmitir o amor conjugai. Andar de mãos dadas, beijar, abraçar e manter relações sexuais são formas de se comunicar o amor emocional para o cônjuge.




A pessoa cuja primeira linguagem do amor é “Toque Físico” receberá uma mensagem que irá muito além das palavras “Eu odeio você” ou “Eu amo você”.
Um abraço afetivo comunica amor a qualquer criança, mas aquela que possuir o “Toque Físico” como primeira linguagem do amor, desfrutará de forma mais intensa aquele gesto, sentindo-se amada e segura. A mesma atitude é válida para os adultos.


 Toques amorosos podem ser explícitos e exigir sua completa atenção, como afago nas costas e jogos sexuais que terminem em uma relação. 

Por outro lado, também podem ser implícitos e breves, como um toque nos ombros ao encher uma xícara de café, ou um rápido roçar no corpo ao passar pela cozinha.


Uma vez que você descubra que o ‘Toque Físico” é a primeira linguagem do amor de seu cônjuge, sua única limitação é sua própria imaginação, quanto às formas de expressar amor.



Não preciso ser específica ao dizer o que é "Toque físico" não é?
As definições vão desde as relações sexuais até simples toques na pessoa.
Ao falar com ela, procure sempre tocá-la, passar as mãos em seu rosto, cabelo.
Tirar algum pelinho na roupa de seu parceiro, ajeitar a gola da blusa, enfim, tocar-lhe.
Seja criativa em sua intimidade, invista nessa parte do relacionamento.Mostrar que sexo para você não é apenas sexo mas sim Amor, mostrará para a pessoa que naquele momento, não será mais uma ''tarefa de casa'' ou obrigação sua, será "O momento" especial de vocês dois.


Agora que você conhece as cinco linguagens do amor, descubra qual é a sua ou do seu parceiro.
Quer saber mais a respeito dessa linguagem?Então leia o livro "As Cinco Linguagens do Amor".Nele você encontra várias histórias reais de casais que salvaram os seus casamentos após ler esse livro.

Seu casamento está acabando? Você quer seu marido de volta, ou estão se encaminhando para uma separação?
Então viaje nessa linguagem e descubra o segredo de Amar!


(Algumas partes desse texto foram extraídas diretamente do livro.)

Comprar o livro

Baixar o livro


Gostou? Quer compartilhar essa matéria?Então clique aqui e compartilhe.(Após clicar você será redirecionado para a página individual do post, onde encontrará na parte direita superior do texto, o ícone de compartilhamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa seu coração falar por você...!Jesus te ama!Você não está sozinho.Tenha FÉ.

O verdadeiro amor de Deus entre o homem e a mulher